terça-feira, 27 de março de 2012

Radicchio

Hoje, eu estava inspiradíssima e da fila do self-service vi aquela travessa de folhas olhando pra mim. Muito lindas, verde-claras e verde-escuras e, no meio delas, aquele tom de roxo lindo, lindo, que eu adoro. Não tive dúvidas, pensei: "vou provar". Era o tal do radicchio.

Segundo a WikipédiaRadicchio é a folha comestível proveniente da planta Cichorium intybus. É de origem italiana (de Treviso) e pertence à família das chicórias. Tem folhas vermelhas com nervuras brancas. As folhas formam, em temperaturas frescas, uma bola bem densa. Seu sabor é levemente amargo. Este sabor amargo pode ser diminuído se lavado em água morna. Para comercialização, são utilizadas somente as bolas . As folhas soltas em volta da cabeça são muito amargas. 

Ai, se eu tivesse lido isso antes... Meu Deus do Céu! Que folha amarga, fiz uma careta horrível, engoli praticamente sem mastigar e taquei um pedaço de abacaxi pra dentro para tirar o gosto. Ha ha ha! Tive ainda mais certeza do meu paladar infantil! Amargo só remédio, e olhe lá porque existe comprimido.

quinta-feira, 15 de março de 2012

As pedras do caminho

E enfim chegamos às dificuldades da dieta. Primeira e mais importante de todas: Adoro comer, cozinhar, experimentar. Tudo relacionado à cozinha, inclusive olhar receitas e assistir programas de culinária. E não tem criatividade certa que resista a uma dieta restritiva. Com isso vêm as consequência, cair em tentação, dar uma escapulidinha aqui e outra ali, culpa.

Segunda pedra: Vida social. A vida social de quase todo mundo gira em torno de comida e bebida. Sabe Deus o que sofre um alcoólatra. Toda vez que a gente sai, dá um deslize. Juro que tento comer salada, arroz integral e frango ou peixe, mas nem sempre tem e nem sempre dá.

Terceira pedra: quando você come menos, principalmente glicose e carboidrato, você tem menos energia e menos disposição. Chega tô fraca!

Enfim, já fiz os exames e vou marcar a nutricionista de novo para que ela acrescente umas coisinhas a mais nessa dieta para eu não cair tanto em tentação.