segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Feriadão para acabar com a dieta

O feriadão desmantelou tudo com relação a minha alimentação. Comi doce que só, não anotei nada e no domingo de noite lá fui eu recapitular tudo e ver o tamanho do problema. Pelas minhas contas, que podem não ser corretas, eu fiquei dentro da faixa de pontos que eu tinha para comer, incluindo os extras, mas o resultado eu só vou ver amanhã na balança.

Essas últimas semanas foram difíceis. Deixei a R.A. meio de lado e engordei um quilo. Aí, tomei vergonha na cara e voltei para o Vigilantes fazendo tudo direitinho e emagreci 1,7kg. E semana passada mantive o peso, que está em 90,7kg. Agora estou tentando sair da casa dos 90kg, mas com esse feriado não sei se vai ser esta semana.

Como o exercício físico não chega nem perto de mim e a disposição passa bem longe, decidi comprar um elíptico (acho que é assim que escreve) para fazer em casa. Vou gastar um dinheirão em suaves prestações, mas pelo menos vou botar a frente da TV e vou me exercitar. Vamos ver se acelera esse processo de emagrecimento.

Muito trabalho e tentando manter o pensamento magro...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Três semanas depois...

Tempo é dinheiro, é paz e é tranquilidade. Viajei (a trabalho), tive aqueles estresses infelizes, fiquei inchada com a bendita menstruação, fiquei chata e gulosa de TPM, dormi, acordei, não fiz dieta, não fiz exercício, vi muita TV, vi filme no cinema, vi show, fui no teatro, peguei ônibus lotado, comemorei três aniversários. E depois de tudo isso, ainda tive coragem de ir no Vigilantes me pesar! Graças ao bom Deus do emagrecimento, eu só engordei 100 gramas! Quase pulo de felicidade...

Mas é de recomeços que se faz uma dieta, então, eu voltei. E voltei meio que aos trancos e barrancos, porque lá em casa a geladeira e a fruteira estão fazendo eco. E estou postando do trabalho, então nem sei se vou conseguir passar no supermercado para fazer aquela boa e velha feira de iogurtes desnatados, queijos brancos e lights, frutas, verduras e pão integral.

A minha caminhada matinal se resume a 1km da parada até o trabalho, pois não tem jeito de levantar quando o despertador toca uma hora mais cedo.

Mas por enquanto eu vou levando. Não adianta eu enlouquecer por não estar conseguindo fazer as coisas, estou tão cansada que se tiver 5 minutos, eu fecho o olho e durmo.

Tentando fazer escolhas melhores, mas respeitando os limites do meu corpo, da minha mente e das minhas emoções. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Feriado

Nada como dormir muito, ficar de pernas para o ar e comer bem. Assim foi o meu feiradão. E com direito a muitas e muitas frutas, pois fui na feira e realmente enchi a geladeira e a fruteira.

Estou começando os dias vitaminada. Já teve vitamina de banana e mamão e de banana e morango, sempre com leite desnatado, zero açúcar e um gelinho para dar uma engrossada. É bom que sustenta a fome por bastante tempo, hoje mesmo o meu lanche da manhã foi um suco, pois não estava com fome.

Também comprei uma massa de pizza integral muito boa, bem levinha, que vale muito a pena. Além de prática (é para fazer na frigideira), aida dá para variar virando sanduiche.

Quanto a AF eu ainda estou em falta. Separei tudo para dar uma caminhada hoje de manhã, mas tive uma insônia pesada e só consegui pregar o olho depois das duas. Vou andar um pouco mais para pegar o ônibus hoje para compensar e vou ver se amanhã eu começo mesmo.

TPM dando as caras... Um stress só!

Beijo a todas!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Apesar dos pesares, deu certo!

Postagem com atraso de alguns dias, pois o trabalho está bem puxado. Apesar de todos os coffee breaks da viagem, da doença, da preguiça e de tudo, consegui emagrecer um bocadinho na pesagem de terça no Vigilantes do Peso. Com menos 1,6 Kg, estou uma pessoa mais leve e mais feliz, e já estou fazendo planos para comprar roupas novas, pois as velhas já estão ficando folgadas.

Ainda não consegui começar uma Atividade Física e isso é uma coisa que eu preciso encarar urgente!!!

No mais está tudo certo, essa semana não está sendo perfeita, mas tenho comido salada e frutas com frequência, o que é um grande avanço.

Bom fim de semana a todas!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Voltando à rotina

Finalmente, depois de duas semanas fora de série, eu volto à rotina e aos meus digníssimos 33 pontos. A primeira semana eu passei viajando, trancafiada em um hotel, em um ônibus e em uma sala de reuniões com ar condicionado e carpete em todo canto, além dos três coffee breaks por dia. Resultado: Adeus dieta, R.A., A.F. e qualquer tentativa de dar certo.

A segunda semana foi completamente o contrário. Peguei a virose, tive febre, moleza e vontade zero de comer. No máximo um peixinho grelhado com arroz e tava bom demais.

Eis que agora eu já estou melhor, bem melhor, e volto à rotina. E amanhã tem pesagem!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Viagem nó cego

Primeiro dia real de viagem e já tenho certeza que não vai ser nada fácil chegar até o fim da semana integra na dieta. Até porque hoje eu já não resisti ao coffee break (só cai em tentação no último, mas caí), tô tentando fazer o máximo de refeições certinhas, comer frutas, cereal, arroz integral, verduras, legumes. Mas comi bolo também e alguns pãezinhos.

Vou tentar segurar a onda amanhã.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mais uma viagem

Gente, mais uma viagem chegando, desta vez bem mais longa e por isso mais planejada com relação à alimentação e principalmente aos lanchinhos e coffee breaks. Na mala vão muitas barrinhas de cereal, toddynho light, torrada light, etc. Nada de comida de avião e muito menos de coffe break, só se tiver suco e sem açúcar!!!

Vamos ver o que acontece. Vou para a reunião do Vigilantes do Peso por lá mesmo. Depois conto o que rolou.

Bom fim de semana!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pesagem

Gente, deu certo!!! Mesmo com a viagem, eu consegui emagrecer 900 gramas!!! Ainda bem, porque eu tava era nervosa.

Mas confesso que ontem depois da reunião do Vigilantes de Peso eu dei uma jacada. Tava cansada e estressada e descontei no chocolate. Se eu tivesse comido um só ainda ía, mas foram três e confesso que estava muito feliz com o meu chocolatinho. Para compensar os pontos extras de ontem, vou ficar bem certinha o resto da semana.

E hoje eu vou dar um banho de loja na minha geladeira, como disse a orientadora do VP ontem, pois se eu falar dentro dela vai ter ECO. Tá uma tristeza. Hoje de noite eu vou comprar frutas, verduras, legumes, cereais, leite desnatado, iogurte desnatado, frios (presunto e peito de peru light) e queijos.

Vamos que vamos!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Balanço da viagem

De volta para a vida normal! Depois de três dias de comilança e 45 pontos extras (dos 49 que tenho direito por semana) utilizados, retorno para a rotina nossa de cada dia. E digo: fazer R.A. viajando é muito complicado, principalmente por causa das frutas, que só deu para comer no café da manhã.

Na próxima viagem, eu vou fazer um estoque maior de lanches saudáveis, principalmente se for ter coffee break (PERIGO!!!!). E tentar comer mais coisas saudáveis nos almoços e jantares da vida, porque tudo tem molhos e mais molhos. Dessa vez eu preferi o peixe, mas caí em tentação na pizza e nos camarões empanados.

Mas o que importa é que eu sobrevivi a esta primeira viagem. Tudo bem que o saldo não foi muito o que eu esperava, que eu estava querendo não usar muitos pontos extras, mas pelo menos eu não passei da quantidade que eu poderia usar. Vamos ver como será a pesagem amanhã de noite...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Viagem

Logo depois de uma primeira semana muito satisfatória, vou passar por uma prova de fogo: uma VIAGEM A TRABALHO. Vou passar o fim de semana trabalhando, em hotel e confraternizações, barzinhos e sei lá mais quantas tentações.

Ai que medo...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pesagem

Ontem foi dia de reunião no Vigilantes e isso significa também a bendita pesagem semanal. Eu fiz tudo certinho a semana toda e obedeci a minha cota diária de pontos, bebi muita água, comi fruta e verdura, tomei leite desnatado, enfim... Só não fiz exercício, que minha vida tá meio sem rotina pelos próximos 15 dias (mas isso vai mudar!). Mas confesso que fiquei nervosa, cheia de expectativas, pensando no quanto que ia dar o ponteiro da balança, porque no início o emagrecimento não é percebido na roupa e nem a olho nu.

Lá fui eu, morrendo de medo subir na balança e... Felicidade total!!! Tirei de cima de mim exatos 1 quilo e 300 gramas de peso que não me pertence. Só não dei pulos de alegria porque ía ser ridículo, mas podem ter certeza de que estava pulando por dentro. Maridão também foi muito bem (800g).

Chegei em casa feliz da vida e fui jantar um macarrãozinho facinho de fazer, delicioso de comer e o melhor de tudo, levinho. Tava sem o celular bonzão e não consegui tirar uma foto decente, mas fica a receita para quem quiser fazer em casa.

Macarrão com Creme de Ricota, Peito de Peru e Brócolis
(Para 1 pessoa)

Ingredientes
40g de macarrão parafuso
1 1/2 colher de sopa de Creme de Ricota
2 fatias de peito de peru light
1/2 xícara de floretes de brócolis (floretes pequenos)
sal
pimenta
orégano

Modo de Fazer
1. Cozinhe o macarrão em água e sal.
2. Cozinhe o brócolis no vapor (cuidado para não ficar mole, é para ficar crocante)
3. Faça o "molho". Coloque em uma panelinha o Creme de Ricota, o Peito de Peru Light fatiado em tirinhas e o brócolis (al dente). Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto e mexa bem no fogo baixo, só para dar uma esquentadinha. Acrescenta o macarrão escorrido e é só servir.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fim de semana comportado

Bati o pé que não queria usar pontos extras está semana e consegui passar incólume pelo fim de semana. E não deixei de comer coisas gostosas, não! Sábado teve direito a macarronada com molho de ricota, brócolis e presunto light e de sobremesa um folhado de morango.



No domingo de pura preguiça, foi pizza light da Dr. Oetker e sorvete light de creme com banana caramelada. Segue a receita.

Sorvete de Creme com Banana Caramelada
(para 1 pessoa)

Ingredientes
1 banana prata pequena
2 colheres de sopa de açúcar (usei o demerara)
1/4 de xícara de água
1 bola de sorvete de creme light (60g)

Modo de Fazer
Em uma frigideira pequena e antiaderente coloque o açúcar e a água e misture. Ligue o fogo baixo e deixe formar uma calda. Quando o açúcar estiver dissolvido, acrescente a banana em rodelas e misture. Deixe caramelando e mexa de vez em quando.

Em uma taça, coloque 1 bola de sorvete de creme light e coloque as bananas carameladas por cima.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Morango com leite condensado

Amo doce! AMO de paixão! Amo cozinhar, amo comer, amo dar de presente. Mas quando se fala em dieta a primeira coisa que vem na cabeça de todo mundo, inclusive na minha, é: NADA de doces! Por isso que a maioria das dietas não dá muito certo comigo e eu acabo deixando pelo caminho todas aquelas restrições: não pode comer doce, não pode comer fritura, não pode comer pão, não pode comer...

No Vigilantes do Peso não é assim. Você pode comer o que você quiser, mas tem que respeitar uma pontuação diária. Eu tenho 33 Pro Pontos diários e posso gastar todo em doce, mas se eu fizer isso eu vou ficar com fome. Então, eu me alimento direito, programo as minhas refeições, como frutas e verduras e me dou o direito de comer algo doce. Ontem à noite faltavam pontos para completar a minha cota diária, então, ao invés de comer morango puro, como era a minha intenção inicial, coloquei duas colheres de sopa de leite condensado. Fui dormir feliz e não estrapolei meus pontos. E o mais importante, tenho certeza de que não vou atacar o primeiro doce que eu achar no caminho.

O segredo é a combinação entre a qualidade do que se come e o tamanho das porções. O que não pode é ficar com fome ou louca-desesperada por um doce.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um novo começo

Depois de muitas desculpas e tentativas frustradas de emagrecer, eis que me pego mais uma vez tentando. É muito fácil desistir, inclusive quando já conseguimos avançar bastante para atingirmos a nossa meta. A comida é fácil, todas as comemorações envolvem comida, todo o conforto emocional envolve comida, e diga-se de passagem não é comida saudável. Comida que traz alegria emocional (e talvez até mesmo física) é doce, com muita gordura saturada e de preferência envolvendo chocolate, creme de leite e leite condensado.

Mas, tanta alegria tem um preço (tudo na vida tem um preço!), e nesse caso tem o preço em dinheiro (roupas, mais comida, etc), o preço que o corpo cobra (dores e inchaços nas pernas e pés, taxas alteradas...) e o preço que a sociedade cobra (e muitas vezes NÓS também!). Por isso, por tantas cobranças, por tantos gastos, por tantos alertas, resolvi (mais uma vez) dizer CHEGA! Chega de desculpas, chegas de descuido, chega de orgias gastronômicas, chega de querer que a solução desça do céu e caia no meu colo, e principalmente chega de falar e não fazer!

Ontem fomos no Vigilantes do Peso (marido e eu) para começarmos a nossa reeducação alimentar e a nossa perda de peso e, consequentemente, uma melhora em nossa saúde e em nossa qualidade de vida (física e emocional). Tenho 33 Pro Pontos diários e posso comer de tudo dentro dessa cota, além de uma quantidade extra de pontos semanais para usar nos fins de semana ou ocasiões especiais. Como a maioria das frutas e verduras é zero ponto fica mais fácil sobreviver sem passar fome e o impacto inicial é menor.

Hoje é o primeiro dia dessa nova fase. Dedos cruzados!

terça-feira, 27 de março de 2012

Radicchio

Hoje, eu estava inspiradíssima e da fila do self-service vi aquela travessa de folhas olhando pra mim. Muito lindas, verde-claras e verde-escuras e, no meio delas, aquele tom de roxo lindo, lindo, que eu adoro. Não tive dúvidas, pensei: "vou provar". Era o tal do radicchio.

Segundo a WikipédiaRadicchio é a folha comestível proveniente da planta Cichorium intybus. É de origem italiana (de Treviso) e pertence à família das chicórias. Tem folhas vermelhas com nervuras brancas. As folhas formam, em temperaturas frescas, uma bola bem densa. Seu sabor é levemente amargo. Este sabor amargo pode ser diminuído se lavado em água morna. Para comercialização, são utilizadas somente as bolas . As folhas soltas em volta da cabeça são muito amargas. 

Ai, se eu tivesse lido isso antes... Meu Deus do Céu! Que folha amarga, fiz uma careta horrível, engoli praticamente sem mastigar e taquei um pedaço de abacaxi pra dentro para tirar o gosto. Ha ha ha! Tive ainda mais certeza do meu paladar infantil! Amargo só remédio, e olhe lá porque existe comprimido.

quinta-feira, 15 de março de 2012

As pedras do caminho

E enfim chegamos às dificuldades da dieta. Primeira e mais importante de todas: Adoro comer, cozinhar, experimentar. Tudo relacionado à cozinha, inclusive olhar receitas e assistir programas de culinária. E não tem criatividade certa que resista a uma dieta restritiva. Com isso vêm as consequência, cair em tentação, dar uma escapulidinha aqui e outra ali, culpa.

Segunda pedra: Vida social. A vida social de quase todo mundo gira em torno de comida e bebida. Sabe Deus o que sofre um alcoólatra. Toda vez que a gente sai, dá um deslize. Juro que tento comer salada, arroz integral e frango ou peixe, mas nem sempre tem e nem sempre dá.

Terceira pedra: quando você come menos, principalmente glicose e carboidrato, você tem menos energia e menos disposição. Chega tô fraca!

Enfim, já fiz os exames e vou marcar a nutricionista de novo para que ela acrescente umas coisinhas a mais nessa dieta para eu não cair tanto em tentação.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

1/2 Cartola

Anotar é o melhor! Ainda mais pra quem tem um memória tão seletiva quanto a minha. Estou anotando tudo o que eu como, e pela minha caderneta eu vejo se fiz a dieta que a nutri passou direitinho e as minhas escapulidas e mais, quantas escapulidas eu dei. Por exemplo, acabado o Carnaval, voltei a cumprir a dieta bem certinho. Segurei quinta, sexta, e sábado exemplarmente e no domingo fui pra Gravatá (PE) olhar uns móveis e fiz tudo certinho, só um deslize programado, comi meia cartola (hummm, delícia).
Quinta vou no clínico para ele me passar a requisição dos exames que a nutricionista passou. E aí poderei voltar nela, acredito que já com os 30 dias da dieta desintoxicante que não pode comer nada (mas que eu tenho dado umas derrapadas).
Ai que saudade de comer pão francês com presunto e queijo derretido...
Hoje já são 16 dias de dieta restrita, faltam 14.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

De volta à luta

Depois de um bom tempo me lixando pra balança e comendo tudo o que eu gosto sem dó nem piedade e a culpa passando bem longe, cheguei aos 91 kg. PARA TUDO!!! COMO ASSIM 91 KG?! Pois é! Ao invés de sentar e chorar (era tudo o que eu queria fazer), marquei a nutricionista e fui, sem nem pensar duas vezes. E mais: leve o digníssimo junto! Se é pra sofrer, sofre todo mundo!

Fomos à nutricionista e depois de interminaveis questionários e exames de sangue (que ainda não fizemos, pois o plano só aceita se forem passados por um clínico), ela passou uma dieta desintoxicante de 30 dias, que não pode comer nada, nem laticíneos, nem trigo, nem cafeína, nem carne vermelha e nem açúcar e é claro, sem gordura, só o bom e velho azeite. Senta e chora de novo!

Mas já que estamos na chuva, né?! Enfim, começamos a maluquice. E já se vão 10 dias (é, eu tô contando). Confesso que nem eu nem o digníssimo somos de ferro e demos algumas escapadas de leve e outras nem tanto durante o Carnaval, mas agora estamos nos eixos novamente. Nos pesamos ontem e pude comprovar que a "marvada" tá funcionando, já joguei fora 3kg e ele 4kg (antes ele tava na casa dos 105 kg).

Foi bom me pesar porque eu já tava entrando em crise. E quando eu digo crise, é crise mesmo, de chorar e esperniar e bater o pé que quer comer brigadeiro. Mas enfim, vi o resultado e me animei mais. mas ainda estou contando os dias que nem criança para o Natal.