segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fim de semana comportado

Bati o pé que não queria usar pontos extras está semana e consegui passar incólume pelo fim de semana. E não deixei de comer coisas gostosas, não! Sábado teve direito a macarronada com molho de ricota, brócolis e presunto light e de sobremesa um folhado de morango.



No domingo de pura preguiça, foi pizza light da Dr. Oetker e sorvete light de creme com banana caramelada. Segue a receita.

Sorvete de Creme com Banana Caramelada
(para 1 pessoa)

Ingredientes
1 banana prata pequena
2 colheres de sopa de açúcar (usei o demerara)
1/4 de xícara de água
1 bola de sorvete de creme light (60g)

Modo de Fazer
Em uma frigideira pequena e antiaderente coloque o açúcar e a água e misture. Ligue o fogo baixo e deixe formar uma calda. Quando o açúcar estiver dissolvido, acrescente a banana em rodelas e misture. Deixe caramelando e mexa de vez em quando.

Em uma taça, coloque 1 bola de sorvete de creme light e coloque as bananas carameladas por cima.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Morango com leite condensado

Amo doce! AMO de paixão! Amo cozinhar, amo comer, amo dar de presente. Mas quando se fala em dieta a primeira coisa que vem na cabeça de todo mundo, inclusive na minha, é: NADA de doces! Por isso que a maioria das dietas não dá muito certo comigo e eu acabo deixando pelo caminho todas aquelas restrições: não pode comer doce, não pode comer fritura, não pode comer pão, não pode comer...

No Vigilantes do Peso não é assim. Você pode comer o que você quiser, mas tem que respeitar uma pontuação diária. Eu tenho 33 Pro Pontos diários e posso gastar todo em doce, mas se eu fizer isso eu vou ficar com fome. Então, eu me alimento direito, programo as minhas refeições, como frutas e verduras e me dou o direito de comer algo doce. Ontem à noite faltavam pontos para completar a minha cota diária, então, ao invés de comer morango puro, como era a minha intenção inicial, coloquei duas colheres de sopa de leite condensado. Fui dormir feliz e não estrapolei meus pontos. E o mais importante, tenho certeza de que não vou atacar o primeiro doce que eu achar no caminho.

O segredo é a combinação entre a qualidade do que se come e o tamanho das porções. O que não pode é ficar com fome ou louca-desesperada por um doce.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um novo começo

Depois de muitas desculpas e tentativas frustradas de emagrecer, eis que me pego mais uma vez tentando. É muito fácil desistir, inclusive quando já conseguimos avançar bastante para atingirmos a nossa meta. A comida é fácil, todas as comemorações envolvem comida, todo o conforto emocional envolve comida, e diga-se de passagem não é comida saudável. Comida que traz alegria emocional (e talvez até mesmo física) é doce, com muita gordura saturada e de preferência envolvendo chocolate, creme de leite e leite condensado.

Mas, tanta alegria tem um preço (tudo na vida tem um preço!), e nesse caso tem o preço em dinheiro (roupas, mais comida, etc), o preço que o corpo cobra (dores e inchaços nas pernas e pés, taxas alteradas...) e o preço que a sociedade cobra (e muitas vezes NÓS também!). Por isso, por tantas cobranças, por tantos gastos, por tantos alertas, resolvi (mais uma vez) dizer CHEGA! Chega de desculpas, chegas de descuido, chega de orgias gastronômicas, chega de querer que a solução desça do céu e caia no meu colo, e principalmente chega de falar e não fazer!

Ontem fomos no Vigilantes do Peso (marido e eu) para começarmos a nossa reeducação alimentar e a nossa perda de peso e, consequentemente, uma melhora em nossa saúde e em nossa qualidade de vida (física e emocional). Tenho 33 Pro Pontos diários e posso comer de tudo dentro dessa cota, além de uma quantidade extra de pontos semanais para usar nos fins de semana ou ocasiões especiais. Como a maioria das frutas e verduras é zero ponto fica mais fácil sobreviver sem passar fome e o impacto inicial é menor.

Hoje é o primeiro dia dessa nova fase. Dedos cruzados!